A perspectiva divina da beleza
Infelizmente, a perspectiva de Deus para as mulheres tem sido distorcida. O pecado, ao entrar no mundo, levou o homem a focalizar a beleza e abusar disso, pervertendo e usando de toda sorte de propósitos egoístas. Mas homens e mulheres que procuram fazer a vontade de Deus podem descobrir qual é a perspectiva de Deus, que não exclui a beleza exterior e inclui as qualidades interiores.Na verdade podemos ver nas escrituras o que Deus coloca o que deve estar em ênfase: o que é real, duradouro e plenamente satisfatório e dentro de suas leis morais.
apostolo Paulo e também o apostolo Pedro, especificaram algumas qualidades que formam unicamente relacionadas às mulheres. Essas virtudes por sua vez servem de critério para avaliar a maturidade cristã e a beleza verdadeira e duradoura.
1timóteo 3.11
Quanto às mulheres, é necessário que sejam elas: Respeitosas, não Maldizentes, mastemperantes e fiéis em tudo.
Tito 2.3-5
Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam: Sérias em seu proceder,não caluniadoras, ou escravizadas a muito vinho, mas sejam mestras do bem.
A fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem a seus maridos e a seus filhos, a serem sensatas, e honestas, serem boas donas de casa, serem bondosas e sujeitas a seus próprios maridos de maneira que ninguém difame a Palavra de Deus.
Vamos começar analisando : “Respeitosas”.
Há uma diferença de opiniões quanto ao que Paulo tinha em mente quando se referiu às mulheres em 1 TM 3;11. Em algumas versões da Bíblia, os tradutores usaram a palavra “esposa” e em outras “mulheres”. De fato, é difícil saber a melhor palavra se analisarmos todo seu contexto.
Realmente, não é tão importante determinar qual das traduções, é a mais adequada, porque é claro no contexto de 1TM 3:11 que Paulo está discutindo as marcas da maturidade para mulher cristã; não importando se ela é casada ou não , se ocupa cargo oficial na igreja ou não. Na verdade, em seu significado mais universal a palavra grega gunee refere-se a uma mulher de qualquer idade, solteira, casada ou viúva.
Pessoalmente, considero a palavra mulher a melhor tradução.
Uma das qualidades de matuaridade especificada por Paulo é que essa pessoa seja “ respeitável " .A palavra grega é Semnos, siginificando “ augusta, venerável, reverenda, honorável. Aqui Paulo está falando de uma mulheres que viva de tal maneira que possa ser “ venerada por seu caráter”. Contudo, também menciona essa mesma qualificação para homens.Usou a mesma palavra básica para descrever o nível de maturidade dos diáconos.1TM 3.8.
O mundo de idéias e coisas
Por isso Paulo escreveu aos Felipenses : “ Finalmente, irmãos... tudo o que é respeitável (digno de respeito)... seja isso o que ocupe o vosso pensamento(Filip.4:8)
Não podemos esperar que os outros nos respeitem se pensamos em coisas desonrosas e indgnas. Não podemos nem mesmo desenvolver auto- respeito desse modo e, sem auto-respeito, não podemos ganhar o respeito dos outros.Em Provérbios diz que um homem “como pensa em sua alma, assim ele é” Prov. 23.7
Em que coisas uma mulher pode pensar e que coisas pode fazer que a levariam a perder o auto respeito e consequentemente o respeito dos outros?
Literatura, programas de televisão, filmes internet- qualquer coisa que estimule os apetites carnais e focalize o comportamento não –cristão vai finalmente afetar nosso auto-respeito. Muitos romances atuais, artigos de revistas e novelas agradam à carne e focalizam mentiras, trapaças, sexo ilegítimo, maledicência, fofocas, linguagem obcenas, etc. Qualquer mulheres cristã que aceita seriamente os padrões de Deus para sua vida, mas que permite que sua mente “ pense nessas coisas”, mais cedo ou mais tarde perderá o auto- respeito e correrá o perigo de perder o respeito de seu marido,filhos, amigos enfim..
Pergunte a si mesma honestamente : “ O que a meu respeito indica que tenho auto-respeito?
Sinto me bem a respeito de mim mesma?
Auto- respeito não é orgulho. A Bíblia diz que devemos amar nosso próximo como a nós mesmo Lev.19.18.
Há um “ amor próprio “ que é biblicamente e psicologicamente sadio.Sem ele não teríamos o respeito dos outros nem de nós mesmos.
Que evidências tenho de que outras pessoas me respeitam? Se solteira, meus amigos do sexo masculino? Se casada, meu marido e filhos? Minhas amigas íntimas? Outros membros do Corpo de Cristo?
Obs: Falta de auto-respeito e um complexo de inferioridade não são necessariamente a mesma coisa. Você pode olhar no espelho e sentir- se mal a seu respeito.Mas outros podem considerá –la uma pessoa muito boa. A essa altura, ou você está engando os outros ou a visão que tem de si mesma está errada. Observe isso.
Para determinar se sua opinião de si mesma se relaciona com complexo de inferioridade , pergunte – se:
Existem atos atitudes em minha vida que violam diretamente as Escrituras?
Sou uma pessoa cheia de amargura?
Sou orgulhosa e arrogante?
Falo mal dos outros?
Se você respondeu SIM a qualquer uma dessas perguntas, essa pode ser a razão por que você não respeita a si mesma.
Se não houver nenhum pecado flagrante em sua vida, e se outras pessoas a respeitam, então seus sentimentos negativos a respeito de si mesma são , sem dúvida alguma, de natureza psicológica.
Agora que você identificou a raiz do seu problema, entre em ação. Se você não tem auto- respeito nem o respeito dos outros , por causa de pecado, confesse-o a Deus e clame seu perdão (1 joão 1.9). Comece agora a acertar seu modo de vida pelo de JESUS CRISTO, para se conformar cada vez mais à sua imagem (2 Cor. 3.18).
Leia : Romanos 8.11, Salmos 119.11, Romanos 12.1-2
Gene A.Getz
