Dois grandes homens tiveram seus sentimentos abalados, como algumas vezes nós sentimos. Quem são eles?
Depois Davi, retirando-se desse lugar, escapou para a caverna de Adulão. Quando os seus irmãos e toda a casa de seu pai souberam disso, desceram ali para ter com ele. Ajuntaram-se a ele todos os que se achavam em aperto, todos os endividados, e todos os amargurados de espírito; e ele se fez chefe deles; havia com ele cerca de quatrocentos homens. (1Samuel 22:1,2)
Davi fugiu de Saul, e se escondeu em uma caverna, cansado. Imagine o que são vários anos, sendo perseguido?! Um rei buscava sua morte.
Talvez você e eu também fugissemos para uma caverna.
Há ainda aqueles tentam esconder-se até de Deus, como se isso realmente pudesse acontecer.... (SL139.8).
Mas o fato é que Davi estava ali talvez aliviado por ter um descanso ou triste e angustiado por ter de fugir... Mas ele não ficou só haviam pessoas também cheias de males, mas que acreditavam que ele sairia dali e venceria aquela situação.
(I Reis 19:9) - E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?
(I Reis 19:10) - E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.
Elias estava fugindo de Jezabel por isso se escondeu em uma caverna.
Muitas vezes estamos assim como Elias, amedrontados diante das nossas dificuldades, frágeis,nós sentimos impotentes, incapazes...,
O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!
E Elias lhes disse: Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, e ali os matou.
(I Reis 18:45-47) - E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro, e foi para Jizreel.
E a mão do SENHOR estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jizreel.
Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
Até já tivemos experiências vitoriosas com Deus, mas... é quando a tormenta vem que de repente esquecemos e achamos que não tem mais solução, nós deprimimos e queremos entregar os pontos e desistir porque sempre parece mais fácil.
(I Reis 19:5-6) - E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.
E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.
(I Reis 19:7) - E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.
Se coloque de pé! Sai da caverna!
(I Reis 19:11-13) - E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR. E eis que passava o SENHOR, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto;
E depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.
E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?
Deus esta conosco nos momentos difíceis, podemos perceber isso quando Deus pergunta para Elias; O que fazes aqui, Elias?
Note que, perguntou AQUI e não ai!
Podemos até não perceber...Seu cuidado nunca vai nós abandonar quando temos nosso coração entregue e reto diante de Deus, podemos até nos abater, sentir o cansaço, o medo a tristeza .... mas, essa “caverna” não será sua moradia!
As vezes Deus permite “certas cavernas” porque quer nos ensinar:
Falar com Ele: Conte para Deus suas aflições.(“O que fazes aqui Elias?”)
Ele é soberano e conhece sua dificuldades, mas quer ouvi-las de você, aprenda a falar com Ele.
Relacionamento trás confiança,confie Nele!
Ouvir Deus falar e obedecer: Ele ensina a direção fala através de sua palavra, através do Espírito Santo.
É necessário dar um passo, tomar uma atitude e a situação será mudada!
Assim como os que estavam com Davi, homens que entram na caverna e saíram vitoriosos foram chamados “Valentes de Davi” (2Samule 23:08).
Não importa se a sua dificuldade, seja na área física, econômica, profissional ou sentimental, saiba que Deus esta contigo.
Confie, acredite, ouça Ele te dizer:
O que fazes aqui.....?
Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR